Comunidad del Sur Fev-89
Comunidad del Sur – uma experiência anarquista uruguaia
Em 1955, em Montevideo, alguns jovens uruguaios resolveram colocar em prática suas ideias de convivência social, baseadas na crítica a sociedade capitalista e influenciados por princípios anarquistas. Nascia então a Comunidad del Sur.
Até 1976, quando se instala a ditadura militar no pais vizinho, desenvolveram inúmeras atividades tornando-se referência internacional. Neste mesmo ano foram obrigados ao exílio e vários de seus integrantes passaram a viver na Suécia, onde criaram outra comunidade agora chamada Nordan (nome do grande vento no norte escandinavo). Lá, como no Uruguai, criaram uma editora, escolas próprias e trabalhos na área da ecologia social.
Com a redemocratização do Uruguai, a Comunidad é reorganizada como uma cooperativa integral de vida e trabalho, tendo a ecologia como orientação fundamental.
Ruben Prieto foi um dos seus fundadores e esteve exilado na Suécia junto com outros companheiros. No início 1989 esteve no Brasil proferindo várias palestras, uma delas em Porto Alegre, onde fez muitos amigos e impressionou a todos pelo seu carinho no trato com as pessoas, sua clareza e profundidade na análise da sociedade capitalista/urbana em que vivemos.
Faleceu em 2008 perto de completar 78 anos.
Disponibilizamos algumas fotos da sua palestra em Porto Alegre, realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.