top of page

Comunidad del Sur Fev-89

Comunidad del Sur – uma experiência anarquista uruguaia

Em 1955, em Montevideo, alguns jovens uruguaios resolveram colocar em prática suas ideias de convivência social, baseadas na crítica a sociedade capitalista e influenciados por princípios anarquistas. Nascia então a Comunidad del Sur.

Até 1976, quando se instala a ditadura militar no pais vizinho, desenvolveram inúmeras atividades tornando-se referência internacional. Neste mesmo ano foram obrigados ao exílio e vários de seus integrantes passaram a viver na Suécia, onde criaram outra comunidade agora chamada Nordan (nome do grande vento no norte escandinavo). Lá, como no Uruguai, criaram uma editora, escolas próprias e trabalhos na área da ecologia social.

Com a redemocratização do Uruguai, a Comunidad é reorganizada como uma cooperativa integral de vida e trabalho, tendo a ecologia como orientação fundamental.

Ruben Prieto foi um dos seus fundadores e esteve exilado na Suécia junto com outros companheiros. No início 1989 esteve no Brasil proferindo várias palestras, uma delas em Porto Alegre, onde fez muitos amigos e impressionou a todos pelo seu carinho no trato com as pessoas, sua clareza e profundidade na análise da sociedade capitalista/urbana em que vivemos.

Faleceu em 2008 perto de completar 78 anos.

Disponibilizamos algumas fotos da sua palestra em Porto Alegre, realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Post recentes
bottom of page